• Matéria: Química
  • Autor: rosiane9106
  • Perguntado 7 anos atrás

(ENEM-2010) Vários materiais, quando queimados, podem levar à formação de dioxinas, um composto do grupo dos organoclorados. Mesmo quando a queima ocorre em incineradores, há liberação de substâncias derivadas da dioxina no meio ambiente. Tais compostos são produzidos em baixas concentrações, como resíduos da queima de matéria orgânica em presença de produtos que contenham cloro. Como consequência de seu amplo espalhamento no meio ambiente, bem como de suas propriedades estruturais, as dioxinas sofrem magnificação trófica na cadeia alimentar. Mais de 90% da exposição humana às dioxinas é atribuída aos alimentos contaminados ingeridos. A estrutura típica de uma dioxina está apresentada a seguir:



Na estrutura da curcumina identificam-se grupos característicos das funções?​

Respostas

respondido por: ReijiAkaba
26

Éter, fenol e cetona...

respondido por: LouiseSG
11

Éter e Fenol

A curcumina é a substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da cúrcuma ou açafrão-da-índia. Aparentemente, pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento.

Analisando a cadeia carbônica da curcumina, podemos identificar que:

  • nas extremidades estão presentes as funções orgânicas fenol, caracterizada pelo anel benzênico ligado à uma hidroxila;
  • e a função éter, que é caracterizada pela ligação do átomo de oxigênio com dois carbonos.

Mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/842926

Anexos:
Perguntas similares