Reversão do campo magnético está atrasada e preocupa cientistas A única coisa que evita que a Terra tenha um am- biente sem vida como Marte é o campo magnético que nos protege da radiação solar letal e ajuda alguns ani- mais a migrarem, e ele pode ser muito mais frágil do que se imagina. Cientistas afirmam que nosso campo magnético está ficando mais fraco e pode praticamente desaparecer em 500 anos, antes de fazer uma reversão completa. Isso já aconteceu antes – o registro geológico suge- re que o campo magnético tem se revertido a cada 250 mil anos, indicando que, como o último evento ocorreu há 800 mil anos, outro parece estar atrasado. "O norte magnético migrou mais de 1,5 mil km no último século", afirmou Conall Mac Niocaill, cientista da Universidade de Oxford. "Nos últimos 150 anos, a força do campo magnético diminuiu 10%, o que pode indicar que uma reversão deva ocorrer". [...] Disponível em campo-magnetico-esta-atrasada-e-preocupa-cientistas,37995b6db16da310V gnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: mar. 2013. Com relação às possíveis causas da reversão do campo magnético terrestre, assinale a alternativa correta. a Partículas carregadas no núcleo líquido terrestre, que geram o atual campo magnético da Terra, estão diminuindo sua velocidade, revertendo, em média, seu sentido de rotação, alterando a polari- dade do campo magnético terrestre. B A diminuição da pressão devido à crosta terrestre em certos pontos gera um acúmulo de energia po- tencial elétrica de cargas estáticas, aumentando, consequentemente, a energia acumulada em cam- pos magnéticos. c Há redistribuição de cargas elétricas positivas e negativas em volta do núcleo terrestre, que se comporta como um condutor. Nessa nova configu- ração, as cargas ficam estáticas e produzem um campo magnético invertido. D Há inversão de cargas magnéticas em volta do nú- cleo terrestre, que se comporta como um condutor. Nessa nova configuração, as cargas movimentam- -se em sentido horário no núcleo, produzindo um campo magnético invertido. e Partículas carregadas no interior do núcleo terres- tre, que geram o atual campo magnético, estão aumentando sua velocidade de rotação, mantendo o mesmo sentido, aumentando sua energia cinética e diminuindo a energia potencial acumulada no campo magnético.
Respostas
respondido por:
1
Letra a.
O processo de inversão dos campos magnéticos de fato ocorre e está relacionado com a presença de metais líquidos no núcleo terrestre. Assim, por intermédio das movimentações de tais substâncias em diferentes direções, nota-se impacto de grandes proporções no campo magnético terrestre.
Assim, essa modificação gera impactos de forma evidentes na navegação, bem como dos diferentes meios de obtenção de direcionamento geográfico.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás