• Matéria: ENEM
  • Autor: ketlynbella7516
  • Perguntado 7 anos atrás

Em Viagens na minha terra (1846), Almeida Garret narra sua viagem de Lisboa a Santarém, cruzando o Rio Tejo. Em meio à narrativa, ele conta a trágica his- tória do casal de primos Carlos e Joaninha, que vivia em condições muito simples com a avó. Na história, há também Frei Dinis, figura austera que afirmava muito dever àquela família, principalmente a Carlos. Leia um diálogo áspero, ocorrido momentos antes do desfecho, entre Frei Dinis e a avó. – Dinis!... Padre!... Padre Frei Dinis, que horrorosas palavras saem da sua boca!... Meu neto, o meu Carlos não é capaz... ó meu Deus!... − Seu neto detesta-me... e tem... tem razão. − Não sabe a verdade ele... Carlos está enganado, cuida... não sabe senão meia verdade: e eu, eu hei de − custe o que me custar − eu hei de... − Há de o quê? − Hei de desenganá-lo, hei de lhe dizer a verdade toda. Hei de prostrar-me na sua presença, hei de hu- milhar-me diante do filho da minha filha, hei de arrastar na poeira de seus pés estas cãs e estas rugas... mor- rerei de vergonha e de remorsos diante de meu filho, mas ele há de saber a verdade. [...] − Se tal fizesse, mulher, a minha maldição, a maldi- ção eterna de Deus cairia sobre sua cabeça para sem- pre!... Ó mulher, pois não basta que ele me aborreça − não lhe basta que seu neto lhe perdesse o amor... quer... quer também que nos despreze? A velha gemeu profundamente e, por um jeito de antiga reminiscência, levou as mãos aos olhos como se os tapasse para não ver. Então disse com descon- soladas lágrimas na voz: − A vontade de Deus seja feita! Considerando os padrões do Romantismo e o trecho em questão, assinale a alternativa correta. a Próprio do caráter libertário do Romantismo, o ro- mance romântico é uma "obra aberta", deixando para o leitor o seu desfecho. Assim, aponta-se um mistério que não é solucionado. B É característico do romance romântico instigar a curiosidade do leitor, por isso a denúncia da existência de um segredo nesse trecho, mistério notadamente guardado pela avó e desconhecido pelo frei. c Há uma elevação de tom no tipo de discussão que se estabeleceu entre a avó dos jovens e Frei Dinis, o que indica ser esse o momento de clímax do romance. D Na intenção de revelar ao leitor curioso o misté- rio da trama, o texto apresenta elementos como a insinuação do segredo, a enganação dos primos e a maldição. e O tipo de discussão que se estabeleceu entre as personagens e o tom de mistério aí existente são bem característicos das obras românticas, como uma preparação para o clímax.

Respostas

respondido por: makmorales
1

Letra C: pode-se apontar que é característico do romance romântico o fato de haver a tática de instigar o interesse e a curiosidade do leitor e ter como clímax a revelação, de modo que a denúncia da existência de um segredo nesse trecho acaba levando-o à ficar extremamente curioso.

Na obra Viagens na minha terra (1846), Almeida Garret denota a existência de um segrego que é guardado pela a avó, sendo que tal mistério será revelado apenas num próximo capítulo ou período final.

Abraços!

Perguntas similares