Leia o texto a seguir. A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos) afirmou que um salmão transgê- nico que cresce duas vezes mais rápido que o normal não causaria grande impacto ambiental, o que abre caminho para a aprovação do primeiro animal gene- ticamente modificado para ser consumido por huma- nos. A agência ainda fará uma consulta pública sobre o tema, mas especialistas veem a declaração como o último passo antes da aprovação. Em 2010, a FDA afirmou que o peixe era seguro como alimento, mas não tomou outras medidas desde então. Empresários da Aquabounty, que produz o peixe, especulam que o governo tem prorrogado qualquer ação por pressão de grupos que se opõem aos trans- gênicos. Críticos, que chamam o salmão de "frankenpeixe", temem que ele possa causar alergias ou até dizimar a população natural de salmões se a variedade transgê- nica procriar na natureza – sem contar os questiona- mentos éticos envolvidos. A empresa, que já gastou mais de US$ 67 milhões para desenvolver o animal, afirma que há medidas protetoras contra problemas ambientais – uma delas é que só seriam criadas fêmeas estéreis, ainda que uma pequena porcentagem pudesse se reproduzir. [...] Se o salmão entrar no mercado, os consumidores podem nem saber que estão comprando peixe trans- gênico, já que o produto não seria acompanhado de qualquer aviso caso seja decidido que ele tem as mes- mas propriedades do convencional. A empresa diz que o novo salmão é similar ao "normal" em sabor, cor e textura. A produção do salmão transgênico tem incitado uma série de discussões sobre a liberação de produtos pro- venientes de animais geneticamente modificados para o consumo humano. Com relação a esse assunto, de acordo com o texto, é correto afirmar que: a os produtores do salmão transgênico ainda não ga- rantem que não haverá impactos socioambientais na produção e no consumo do peixe. B críticos afirmam, com base em experiências anterio- res, que haverá sérios impactos ambientais e sociais com a produção e comercialização desse peixe. c inúmeras medidas foram tomadas para garantir que o salmão transgênico não provoque nenhum dano à saúde das pessoas e ao meio ambiente. D os consumidores poderão optar por comprar ou não o referido peixe e, dessa forma, evitar ou sujeitar-se a possíveis impactos. e já foi provado que a produção e o consumo do sal- mão transgênico não acarretarão impactos sociais e ambientais.
Respostas
respondido por:
1
D os consumidores poderão optar por comprar ou não o referido peixe e, dessa forma, evitar ou sujeitar-se a possíveis impactos.
O texto mostra que a produção de salmões transgênicos pode gerar consequências para a saúde humana, visto que não existem ainda experimentos científicos que comprovem o contrário.
Por conta disso, é preciso que os consumidores se atenham ao consumo responsável, de forma consciente.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás