• Matéria: ENEM
  • Autor: recarvalho57801
  • Perguntado 7 anos atrás

17 "Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa.Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bomchegar tarde, esquecido na conversa de esquina. (...) Comos dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia desua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão,ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa eraum corredor deserto, até o canário ficou mudo. (...)Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate - meujeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suasvioletas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham.Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fimlevou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora,conversar com os outros: bocas raivosas mastigando.Venha para casa, Senhora, por favor."Disponível em: file:///D:/daltontrevisan-antologia.htm#noveO título de um texto, principalmente o de um texto literário, émuito pessoal e pode não obedecer a nenhuma lógica, anão ser a do autor. Contrariamente a isso, pode-se,também, intitular um texto pela sua lógica, que é baseada nasequência de ações, nas descrições, no tema central, nascaracterísticas de um determinado personagem, dentremuitos outros elementos estilísticos. Seguindo a lógica dotexto de Dalton Trevisan, o melhor título poderia ser:a) Paixão.b) Amor.c) Apelo.d) Liberdade.e) Saudade.

Respostas

respondido por: Joselittle
0

Alternativa E.

Podemos afirmar que a palavra ''saudade'' é a que mais se encaixa como título do texto, devido a sua temática central: a perda de alguém querido pelo eu-lírico, nesse caso, sua mãe.

Através de trechos como ''sentia falta até da pequena briga pelo sal no tomate'' é possível inferir que o sentimento que permeia toda a narrativa é o de saudade, pois depois que a figura materna que acompanhava o eu-lírico se foi, muitos dos seus hábitos se tornaram vazios e incompletos.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares