Chicó: — É verdade; o cachorro morreu. Cumpriu suasentença encontrou-se com o único mal irremediável, aquiloque é a marca do nosso estranho destino sobre a terra,aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivonum só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo,morre. João Grilo: — (suspirando) Tudo o que é vivo morre. Estáaí uma coisa que eu não sabia! Bonito. Chicó, onde foi quevocê ouviu isso? De sua cabeça é que não saiu, que eu sei.O fragmento lido faz parte do texto Auto da Compadecida,de Ariano Suassuna. A temática sobre a qual Chicó e JoãoGrilo estão conversando aparece também em:a) Augusto dos Anjos:Eu, filho do carbono e do amoníaco,Monstro de escuridão e rutilância,Sofro, desde a epigênese da infância,A influência má dos signos do zodíaco.b) Alphonsus de Guimarães:Celeste... É assim, divina, que te chamas.Belo nome tu tens, Dona Celeste...Que outro terias entre humanas damas,Tu que embora na terra do céu vieste?c) Castro Alves:A vez primeira que eu fitei Teresa,Como as plantas que arrasta a correnteza,A valsa nos levou nos giros seus...E amamos juntos... E depois na sala"Adeus" eu disse-lhe a tremer co’a fala...d) Carlos Drummond de Andrade:João amava Teresa que amava Raimundoque amava Maria que amava Joaquim que amavaLilique não amava ninguém.e) Manuel Bandeira:Quando a indesejada das gentes chegar(Não sei se dura ou caroável),Talvez eu tenha medo.
Respostas
respondido por:
2
Alternativa E.
O trecho da conversa entre João Grilo e Chicó disposto no enunciado tematiza a ideia da morte, como podemos inferir através da fala ''aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados''. Nesse caso, a morte é vista como um acontecimento comum a todos os seres vivos, que nos coloca no mesmo patamar.
Dessa forma, também os versos dispostos na alternativa E falam sobre a morte, pois esta é a ''indesejada'' que fomenta sentimentos de medo quando chega.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás