• Matéria: ENEM
  • Autor: vivianssilva1763
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto a seguir. O ano de 1870 é um marco na história do império. No primeiro dia de março, a morte de Solano López em batalha satisfaz a vontade de Pedro II e encerra a sangria material, humana e moral da longa guerra contra o Paraguai. Vitoriosa nos campos de batalha, a Monarquia, na Era dos impérios, está exangue. Doravante, defrontar- se-á com questões, tendências, forças sociais, políticas e ideológicas que, avolumando-se, precipitarão o 15 de novembro de 1889. Keila Grinberg e Ricardo Salles. O Brasil imperial. v. III. Civilização Brasileira, 2009. Dentre as forças e tensões políticas e sociais geradas pela Guerra do Paraguai que agravaram as críticas ao regime monárquico, é correto apontar: a as rebeliões de escravos que, libertados tempora- riamente para participar da guerra, recusavam-se a voltar à escravidão. B as críticas da Igreja ao governo brasileiro contra as práticas desumanas exercidas por ele a fim de apressar sua vitória na guerra. c o fortalecimento do Exército, transformado em principal arma brasileira, mas sem expressão po- lítica dentro do regime monárquico. D o aumento da produção ligada à indústria bélica brasileira, criando uma burguesia industrial mais forte que a antiga aristocracia monárquica. e a admiração pelo governo de Solano López, o que fez do Exército brasileiro defensor de uma forma republicana e ditatorial de governo.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
2

.c o fortalecimento do Exército, transformado em principal arma brasileira, mas sem expressão política dentro do regime monárquico.

Uma das principais críticas que se verificava durante o regime monárquico brasileiro, era o fortalecimento do Exército, que não apresentava nenhum tipo de objetivo político dentro da questão da governabilidade.

Por conta disso, trazia insegurança e satisfação a população, como um todo.

Perguntas similares