Leia o fragmento a seguir. Todos os homens, por natureza, desejam conhecer. Sinal disso é o prazer que nos proporcionam os nos- sos sentidos; pois, ainda que não levemos em conta sua utilidade, são estimados por si mesmos; e, acima de todos os outros, o sentido da visão. Com efeito, não é com o intento de agir, mas até quando não nos propormos a fazer nada, pode-se dizer que preferimos ver a tudo mais. O motivo disto é que, entre todos os sentidos, é a visão que põe em evidência e nos leva a conhecer maior número de diferenças entre as coisas. Aristóteles. Metafísica. Leonel Vallandro (Trad.). Porto Alegre: Globo, 1969. Segundo o texto, é correto concluir que: a desejar conhecer parece ser natural do homem, visto o nosso prazer, por exemplo, ao se observar o mundo, ainda que disso não resulte, a princípio, nenhuma aplicação prática. B nossa curiosidade de conhecer é barrada por nos- sa própria visão, que se perde quando desfruta as constantes imagens do mundo. c nada pode fazer com que a visão se torne um instru- mento do conhecimento, visto que este ocorre sim- plesmente por meio da contemplação intelectual. D o conhecimento só segue seu caminho se o inte- lecto consegue compreender alguma utilidade prá- tica e imediata no objeto estudado. e quando nos dedicamos ao conhecimento, o prazer fica em segundo plano, visto que o foco de alcan- çar a meta é o único valor.
Respostas
A alternativa correta é a c nada pode fazer com que a visão se torne um instru- mento do conhecimento, visto que este ocorre sim- plesmente por meio da contemplação intelectual.
Aristóteles, famosos filosofo, acreditava que todo o desejo humano era algo inato. Ou seja, o homem já nasce com o intuito, o instinto do desejo.
Na natureza humana existe o desejo de conhecer algo diferente. É algo que se associa ao prazer dos nossos sentidos. Acima de tudo, estimado por si, está o sentido de uma visão que segue acima do homem.
A sabedoria e, por tanto, o desejo que se adquire por meio dela, representa uma total busca de um conhecimento que é considerado superior a ele.
Espero ter ajudado.
Letra d.
Pode-se compreender que para Aristóteles, o conhecimento representa um importante meio voltado para a utilidade das ações do indivíduo. Portanto, pode-se afirmar que apenas o conhecimento que promove a utilidade em ações práticas podem efetivamente determinar a melhoria do homem.
Assim, as sensações, bem como as vivências devem todas direcionar o homem para um intelecto que seja composto por elementos benéficos e saudáveis para si.