O enfraquecimento gradual do poder real (...) leva insensivelmente, e sem que se dê por isso, ao deslocamento dos diretos do Estado. Os Condes, Duques etc. alcançam tão grande poderio, no decorrer do século X, que as suas fun- ções se tornam, de fato, hereditárias (...). Nesta altura, reduzido o soberano à simples função de senhor feudal, como suserano dos suseranos, a organização dos feudos transforma-se em regime político e aparece verdadeiramente constituído o Feudalismo. Mattoso. In: Aquino et al, p. 387. O texto aborda um dos principais elementos constitutivos do sistema feudal vigente, nas sociedades da Europa oci- dental, durante a Idade Média, ou seja, a) a descentralização política e administrativa. b) o absolutismo monárquico dos soberanos franceses e ingleses. c) a pequena interferência da Igreja Católica nos assuntos de natureza política. d) o crescente predomínio do Império Romano sobre os poderes locais. e) a estrutura política radicalmente democrática predominante nos feudos.
Respostas
respondido por:
4
Letra A
Nesse período da Europa da idade média, foi marcado por uma descentralização política e administrativa e crescimento da unidade que ficou conhecida como Feudo. Senhores Feudais, Suseranos, etc.
Essa época foi marcada pelo enfraquecimento gradual do poder real, devido a queda de grandes monarquias.
A igreja passou mais tarde a exercer grande poder sobre esses Feudos. Cada um nesses sistema tinha sua função. Sendo praticamente impossível subir de hierarquia.
Espero ter Ajudado e Bons Estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás