• Matéria: ENEM
  • Autor: larissareisdoss6716
  • Perguntado 7 anos atrás

Em cada letra da página divina [a Bíblia] há tantas verdades sobre as virtudes, tantos tesouros de sabedoria acumu- lados, que apenas aquele a quem Deus concedeu o dom do saber [dela] pode usufruir plenamente. Poderiam estas "pérolas" ser distribuídas aos "porcos" e a palavra a ignorantes incapazes de recebê-la e, sobretudo, de propagar aquilo que receberam? (Texto escrito pelo inglês Gautier Map, por volta de 1181.) Comparando o conteúdo do texto com a história do cristianismo, conclui-se que o autor a) opunha-se a um princípio defendido por heresias medievais e que foi retomado pelas reformas protestantes. b) considerava aptos para interpretarem individualmente a Bíblia todos os fiéis que participassem do culto católico. c) postulava a exigência de comunicação direta do fiel com Deus, independentemente da leitura dos textos sagrados. d) referia-se a um dogma da Igreja medieval abolido pela reforma católica promovida pelo Concílio de Trento. e) interditava aos pecadores a leitura da Bíblia, reservando-a à interpretação coletiva nos mosteiros medievais.

Respostas

respondido por: brendaisis
3

Letra e.

Nota-se que o texto aborda a questão relacionada com a restrição da interpretação da bíblia, onde apenas aqueles que fossem de fato já componentes da instituição religiosa seriam capazes de compreender o que diz a Bíblia, para que assim, pudessem interpretar diante de seus pontos de vista.

Logo, o texto evidencia que a compreensão da bíblia estava relacionada diretamente com o poder, que era restrito e excludente.

Perguntas similares