• Matéria: ENEM
  • Autor: candidarb7618
  • Perguntado 7 anos atrás

Na primeira carta disse a V. Rev. a grande perseguiçãoque padecem os índios, pela cobiça dos portugueses emos cativarem. Nada há de dizer de novo, senão queainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qualcresceu ainda mais.No ano de 1649, partiram os moradores de São Paulopara o sertão, em demanda de uma nação de índiosdistantes daquela capitania muitas léguas pela terraadentro, com a intenção de os arrancarem de suas terrase os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem delescomo costumam.Pe. Antônio Vieira. Carta ao Padre Provincial. 1653, Maranhão.Este documento do Padre Antônio Vieira revelaa) que tanto o padre Vieira como os demais jesuítaseram contrários à escravização dos indígenas e dosafricanos, posição que provocou conflitos constantescom o governo português.b) um dos momentos cruciais da crise entre governoportuguês e a Companhia de Jesus, que culminoucom a expulsão dos jesuítas do território brasileiro.c) que o ponto fundamental dos confrontos entre ospadres jesuítas e os colonos referia-se à escravizaçãodos indígenas e, em especial, à forma de atuar dosbandeirantes.d) um episódio isolado da ação do padre Vieira na lutacontra a escravização indígena no Estado doMaranhão, o qual se utilizava da ação dosbandeirantes para caçar os nativos.e) que os padres jesuítas, em oposição à ação doscolonos paulistas, contavam com o apoio do governoportuguês na luta contra a escravização indígena.

Respostas

respondido por: jalves26
70

Este documento do Padre Antônio Vieira revela:

c) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.

> Os padres jesuítas eram contra a escravização dos indígenas, pois pretendiam educar os indígenas e convertê-los à religião católica.

Assim, construíram igrejas e colégios na colônia.

Por causa disso, esses padres entravam em confronto com os colonos e principalmente com os bandeirantes, que caçavam e aprisionavam os indígenas para escravizá-los.

respondido por: lucasmuritibap
16

Resposta:

Letra c

Explicação:

Pois os padres Jesuítas eram contra a escravização dos indígenas, preferiam se aproximar e levar sua cultura para eles.

Perguntas similares