• Matéria: ENEM
  • Autor: Elisandra3062
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia os textos abaixo: TEXTO I "Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma e movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais." (SHAKESPEARE, William. Hamlet). TEXTO II "... restringindo-me aos casos particulares, digo que se vê hoje o sucesso de um príncipe e amanhã a sua ruína, sem ter havido mudança na sua natureza, nem em algumas de suas qualidades. Creio que a razão disso (...) é que, quando um príncipe se apoia totalmente na fortuna, arruína-se segundo as variações daquela. Também julgo feliz aquele que combina o seu modo de proceder com as particularidades dos tempos, e infeliz o que faz discordar dos tempos a sua maneira de proceder." (O Príncipe, trad. de Lívio Xavier. SP: Abril Cultural, 1973, p. 110.) Os dois textos que apareceram acima apresentam em comum: a) O fato de apresentarem uma lógica baseada apenas nas concepções mercantilistas acerca do poder e da riqueza. b) Um pensamento teórico amplamente favorável ao absolutismo monárquico e à acumulação primitiva de capital. c) Uma análise tipicamente humanista centrada na razão e na lógica do mundo burguês em expansão. d) Uma farsa em favor da concentração de poderes e de riquezas nas mãos da aristocracia dominante na Europa moderna. e) Um processo de explicação teocêntrica sobre a realidade anárquica da Europa, de forma a justificar a monarquia absolutista.

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Letra  c

Nota-se, por intermédio da leitura dos textos, a presença de uma análise amplamente dotada de caráter humanista, valorizando assim a figura do homem como indivíduo capaz de tomar decisões, de decidir o seu futuro, e acima de tudo, de ser independente.

Ademais, pode-se afirmar que esse pensamento favoreceu o comércio, a burguesia, bem como atividades realizadas voltadas para o estabelecimento do capitalismo.

Perguntas similares