Um fenômeno bastante conhecido é a queima de uma vela. Ela é formada principalmente por parafina e pelo pavio, um barbante trançado. Durante a queima, tanto o pavio quanto a parafina desaparecem, restando no final parte da parafina espalhada no recipiente ou no local onde a vela queimou. Na combustão, a chama transfere calor ao ambiente, produz luz e uma fumaça preta. Assinale a alternativa que analisa corretamente aspectos do fenômeno descrito. a) Durante a queima, a chama e a luz emitida pela vela são provenientes principalmente da combustão do pavio. A parafina serve para sustentar o pavio. b) Na queima da vela, a parafina sofre fusão e depois solidificação, modificando sua forma, mas preservando suas propriedades. c) A fumaça preta exalada pela combustão indica que a parafina queima completamente, liberando apenas gás carbônico. d) A luz emitida pela chama na combustão da vela é proveniente da queima de minúsculos pedaços de carbono liberados graças à combustão incompleta da parafina. e) A combustão incompleta da vela ocorre devido aos tipos de moléculas formadoras da parafina. Elas são pequenas, isto é, formadas dificulta sua combustão.
Respostas
respondido por:
8
A alternativa A) é a correta.
Durante a queima da vela, a chama e a luz emitida pela vela, vem da combustão do pavio dela, a parafina não queima, ela serve apenas para sustentar o pavio e permitir que a queima do pavio ocorra de forma gradual.
A fumaça preta é a fumaça liberada pela combustão do pavio, não da parafina, mas, existem velas que liberam fumaça branca justamente por um composto que é misturado com a parafina, mas a parafina em si não queima.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
9 anos atrás