O trabalhador estava preocupado não com o progresso técnico abstratamente, mas com problemas práticos, em impedir o desemprego e manter o padrão de vida habitual, que incluía fatores não monetários, tais como a liberdade e a dignidade, bem como os salários. Assim, não era às máquinas como tal que o movimento luddita objetivava, mas a qualquer ameaça ao bem-estar do trabalhador – acima de tudo à mudança total nas relações sociais da produção que o ameaçavam. Se esta ameaça vinha da máquina, ou de alguma outra parte, dependia das circunstâncias. Fonte: HOBSBAWM, Eric: Os Trabalhadores. SP: Paz e Terra. 2010, p. 24-25 Da leitura das informações anteriores, infere-se que seu conteúdo a) defende a ideia de que o movimento luddita visava exclusivamente à destruição das máquinas, responsabilizadas pelo aumento do desemprego e pelo agravamento da crise social para os trabalhadores. b) demonstra que o movimento luddita, ao contrário das imagens difundidas pelos próprios capitalistas, não atuava de forma violenta, mas, sim, por meio de representantes do movimento operário e dos sindicatos. c) aponta para a proposta do movimento luddita de uma alternativa de construção social, centrada no ser humano em vez de nas máquinas, caracterizando-o como uma crítica ao sistema capitalista então vigente. d) defende a concepção de que o movimento luddita teria sido estimulado pelos próprios industriais, objetivando, por meio da destruição das máquinas de outros burgueses, a redução da concorrência. e) demonstra que o movimento luddita, por meio da destruição de máquinas e da atuação de representantes operários junto aos industriais, forçou a burguesia a conceder uma série de benefícios aos trabalhadores.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa correta é a a) defende a ideia de que o movimento luddita visava exclusivamente à destruição das máquinas, responsabilizadas pelo aumento do desemprego e pelo agravamento da crise social para os trabalhadores.
O ludismo é um movimento que ocorreu, esteve ativo, no século XIX que poderia ser representado por trabalhadores ingleses que faziam parte do movimento de tecelagem.
Eles se mobilizaram por meio da destruição de máquinas como protestos pois consideravam que as maquinas era uma maneira enganosa e fraudulenta. Como respostas, os ataques foram enfrentados por tiros e reprimidos por militares.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás