Desde a descoberta, em 1995, de um planeta em torno da estrela 51 Pegasi, mais de 430 exoplanetas foram encontrados. Atualmente, um dos instrumentos utilizados para a detecção de exoplanetas é o espectrógrafo HARPS (sigla em inglês de High Accuracy Radial Velocity Planet Searche ou Buscador de Planetas de Alta Precisão na Velocidade Radial) do telescópio de 3,6 m no Observatório La Silla, no Chile. Esse instrumento mede pequenas mudanças na frequência luminosa das estrelas, inferindo alterações em sua velocidade (radial) com precisão de 1 metro por segundo. Com isso, procura detectar as oscilações no movimento estelar causadas pela atração gravitacional de um ou mais planetas que a orbitam. O espectrógrafo HARPS se baseia num fenômeno ondulatório que permite inferir a velocidade de um objeto por meio da mudança em sua frequência luminosa. Tal fenômeno é conhecido como a) refração. b) reflexão. c) frequência de Hertz. d) efeito Doppler. e) Lei de Snell.
Respostas
respondido por:
0
Letra d.
O efeito doppler pode ser identificado como processo ondulatório, no qual há modificação na frequência sonora que é percebida pelo observador, em decorrência da ideia de aproximação ou do movimento relativo de afastamento relacionado, entre a fonte e o observador.
Portanto, pode-se afirmar que dependendo da localização do observador e do movimento realizado pela fonte, sabe-se que esse efeito será sentido de diferentes formas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás