Foi em Atenas que surgiram as primeiras ideias de cidadania e democracia, principalmente no século V a.C. Em oposição à visão aristocrática de poder, o cidadão pode – e deve – atuar na vida pública, independentemente da vida familiar, classe ou função. Todos são iguais, com o mesmo direito à palavra e à participação no exercício do poder. É bem verdade que em Atenas eram considerados cidadãos aproximadamente apenas 10% da população ativa da cidade, devido à exclusão de estrangeiros, mulheres e escravos da vida pública. Fonte: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Temas de Filosofia. Editora Moderna, 3a edição revista. pág. 300. Comparando a concepção de democracia e cidadania vivenciada em Atenas, na Antiguidade, com a experiência social brasileira da atualidade, podemos considerar que a) os princípios que regem as noções de democracia e cidadania são os mesmos. b) as legislações do passado e atual garantem direitos iguais a todas as pessoas. c) a noção de atuação na vida pública define o conceito de cidadania ontem e hoje. d) em Atenas e ainda hoje há restrições à participação da mulher na vida pública. e) permanece hoje a mesma noção de poder aristocrático que existia em Atenas.
Respostas
respondido por:
5
Letra c.
Primeiramente, pdoemos evidenciar que de fato, a ideia de democracia teve início com o que se observada em Atenas, entretanto, sabe-se também que a democracia Ateniense não era plena, mas era na realidade, elitista, além de ser limitada e excludente.
O que há de comum entre a democracia de Atenas com a ideia democrática atual é que ambos envolvem o processo de participação política na sociedade em que vivem.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás