Respostas
Resposta:
Os estudos acerca da gestão do conhecimento utilizam do saber de diversas áreas, como Administração, Marketing, Psicologia, Gestão da Tecnologia e da Informação, dentre outras. O principal motivo para sua adoção é o aumento constante do desempenho dos colaboradores e equipes, provendo as condições ideais para o desenvolvimento de suas atividades e fomentando a produção, disseminação e utilização plena do conhecimento nas atividades da empresa.
O conhecimento é a informação que foi interpretada e serve a algum contexto, orientando as ações e as tomadas de decisão. Por isso que gestão do conhecimento é tão importante, e vem sendo cada vez mais adotada por organizações. De forma sistemática e planejada, os gestores desenvolvem ações para conceber, interpretar e difundir o conhecimento na empresa, a fim de munir os colaboradores com o conhecimento que vai incrementar o seu desempenho individual e o da organização.
Explicação:
A gestão do conhecimento proporciona benefícios diversos às empresas, tais como:
– Levar o conhecimento gerado ao acesso de todos, enriquecendo o intelecto dos colaboradores e provendo a eles toda a informação relevante sobre a empresa e sua área de atuação, oferecendo suporte a tomadas de decisão e inovações organizacionais;
– Fomentar a concepção de conhecimentos, desenvolvendo inovação na empresa e alcançando maior vantagem competitiva;
– Utilização de dados para gerar informações úteis para a empresa em seu planejamento e nas atividades cotidianas;
– Valorização e destaque para o capital intelectual da empresa;
– Atribuição de celeridade aos processos;
– Eficiência nos processos de tomada de decisão, uma vez que estão pautados em informações concretas