A ciência trouxe contribuições inestimáveis para o esporte de alto-rendimento nos últimos anos, especialmente nos aspectos físicos, táticos, técnicos e nutricionais.
Preciso de argumentos para esse tema.
Respostas
Resposta:
Em um cenário de níveis de performance tão avançados, existe um aspecto que se apresenta como um importante diferencial: a psicologia. O estudo do comportamento humano está intimamente ligado ao esporte, e o trabalho do psicólogo neste nível busca exatamente a otimização da performance.
O desempenho de um atleta, seja em um esporte individual ou coletivo, também está diretamente atrelado a fatores externos. Seja uma carga de estresse, a ansiedade ou mesmo problemas de relacionamento, a psicologia esportiva entra justamente para analisar e transformar estes fatores psíquicos.
O trabalho do psicólogo no esporte depende de um fator básico: o conhecimento dos aspectos característicos do esporte no qual vai atuar. Por mais que as variáveis psicológicas relacionadas ao rendimento sejam as mesmas, cada esporte envolve uma situação específica, e é preciso entender de que forma intervir nestes fatores psicológicos que influenciam no desempenho físico.
O planejamento de um trabalho psicológico no esporte precisa considerar as diferenças individuais. Em um trabalho de grupo, por exemplo, cada atleta possui dificuldades específicas (lidar com a pressão, problemas comportamentais, entre outros). Em esportes individuais, onde o trabalho é mais direcionado, costuma-se dizer que o mental é o aspecto mais importante de um duelo. Mas este fator não pode ser desconsiderado em um esporte coletivo, principalmente em um contexto onde um único descuido pode significar o fracasso de uma equipe.