A relação de poder dada entre colonizador e colonizado é investigada de maneira profunda por Fanon. A estrutura preconceituosa da Europa, que se expandirá mais tarde devido à imposição de sua ideologia nos países colonizados, ocorre porque o inconsciente coletivo europeu é baseado em um complexo de autoridade, isto é, em uma ideia de ser humano superior, perpetuada ao longo dos séculos através de materiais simbólicos, tais como mitos e lendas. Esse complexo gera no outro, no povo que sofre a aniquilação de sua própria cultura, um complexo de inferioridade.
FERRARA, J. A. Revista de Estudos Feministas, Florianópolis V. 27, n. 2, 2019.
Ao comentar a obra de Franz Fanon, a autora do texto aponta para a existência de uma estrutura racista presente na relação entre colonizador e colonizado. Considerando o texto, utilize seus conhecimentos em antropologia para analisar as afirmações a seguir:
I. A visão etnocêntrica esteve presente na forma como os colonizadores lidaram com os colonizados, uma vez que estes eram vistos como situados em estágio inferior de civilização.
II. Devido à violência simbólica exercida pelos colonizadores, os próprios colonizados acabaram internalizando padrões de inferioridade em relação aos europeus.
III. A dimensão cultural, presente na produção de mitos e lendas, foi amplamente utilizada pelos colonizadores para garantir sua dominação.
IV. A colonização deixou fortes marcas entre os povos colonizados, uma vez que estes teriam introjetado um complexo de superioridade, decorrente da dominação exercida pelos colonizadores, que, por sua vez, desenvolveram um complexo de inferioridade.
É correto o que se afirma apenas em:
Grupo de escolhas da pergunta
I, II e IV
III e IV
II e IV
I e III
I, II e III
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
Explicação:
III e Iv
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás