Aristóteles defendia uma doutrina finalista da realidade. Para ele, toda vida animal e vegetal, em seus processos biológicos de crescimento e reprodução, expressa justamente a finalidade contida em sua própria natureza. ou seja, seus fins tornam-se suas próprias causas (ou causa final). Você concorda com a ideia de que tudo na natureza tem uma finalidade? Por exemplo: a) que o boi tem uma natureza própria para servir de alimento para o ser humano? b) que o ser humano, com sua inteligência, apareceu para dominar o planeta? c) que cada pessoa nasce com um propósito que não depende de sua vontade?
Respostas
Sobre a doutrina finalista da realidade em Aristóteles:
a) a doutrina finalista de Aristóteles, envolve também o que chamamos de utilitarismo e determinismo. Podemos até concordar com o sentido de uma finalidade na natureza, excluindo assim a ideia de acaso ou ociosidade, porém, não devemos nos atrever em desqualificar a vida animal e reduzi-la somente a servidão inserida na ideia única de alimento. O animal faz parte de um complexo ecossistema, onde a pretensão humana de ápice, é hoje inaceitável cientificamente.
b) Se de fato o ser humano, com sua inteligência, apareceu para dominar o planeta, parece que a ideia não deu muito certo, afinal, não dominarmos, mas estamos utilizando até à exaustão nossos recursos. Não obstante, devemos considerar que, com tanta inteligência, vivemos ainda problemas pré-históricos: fome, guerras, deslocamentos migratórios, entre outros.
c) O determinismo humano deve estar orientado para o subjetivo: somos seres inteligentes, sensíveis, colaborativos e portanto, socializáveis. Nesta perspectiva, tudo é possível com determinação e pode ser alterado com vontade e esforço, próprio e coletivo.
Bons estudos!