• Matéria: ENEM
  • Autor: cassilenebh9670
  • Perguntado 7 anos atrás

Um implante de células nervosas já testado com sucesso em ratospara recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez emseres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade dePittsburgh, segundo informou ontem o jornal The Washington Post.[...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foicultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistasforam capazes de forçar" quimicamente a transformação dascélulas cancerosas em neurônios. As células de tumor foramescolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cercade 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na regiãolesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por umderrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo ospesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovadaem alguns meses" FOLHA DE SÃO PAULODiferente das células tumorais, os neurônios apresentam em suasmembranas um potencial de repouso (conforme figura abaixo),sobre esse fato assinale a alternativa incorreta:a) a diferença de potencial elétrico gerada entre as faces interna eexterna da membrana está relacionada à diferença deconcentração de íons dentro e fora da célula.b) em A, proteínas da membrana plasmática transportamcontinuamente o Na+ e o K+ para dentro e para fora da célula.c) na origem desse potencial tem importância a permeabilidadeseletiva da membrana celular.d) como a plasmalema é bem mais permeável aos íons potássiodo que aos íons sódio, a quantidade de potássio que sai da célulasupera a quantidade de sódio que entra. No geral (C), a célulapassa a ter um déficit de cargas positivas no meio intracelular.e) em função da ação das bombas de sódio e potássio é mantidoum gradiente de concentração entre os meios extra e intracelular,com predominância de sódio dentro e potássio fora da célula.

Respostas

respondido por: Danas
2

A alternativa B) é a correta.

Todas as células possuem proteína da membrana plasmática que são capazes de movimento o sódio (Na+) e o potássio (K+) para dentro e para fora das células, é com esse transporte de íons que ocorre as mudanças de polaridade dentro das células.

A mudança de polaridade ocorre quando as células recebem estímulos para que essa mudança ocorra, esses estímulos são gerados no sistema nervoso central e carreados pelos nervos até os tecidos periféricos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares