• Matéria: ENEM
  • Autor: laudiceavilela6316
  • Perguntado 7 anos atrás

Na busca pela ampliação dos mercados, os ingleses vão impondoao mundo o livre-comércio e o abandono dos princípiosmercantilistas, ao mesmo tempo em que tratam de proteger seupróprio mercado e de suas colônias com tarifas protecionistas. Emsuas relações com a América espanhola e portuguesa, abrembrechas cada vez maiores no sistema colonial por meio dosacordos comerciais, do contrabando e da aliança com oscomerciantes locais. (FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil.São Paulo: Edusp, 2001, pg. 59)A partir do texto acima e pensando nas relações entre Brasil eInglaterra no período pós-independência, podemos afirmar que:a) As relações comerciais entre Brasil e Inglaterra sempre forammuito benéficas para ambos os lados, sendo apenas abaladas peloBill Aberdeen em 1845.b) Brasil e Inglaterra sempre mantiveram relações diplomáticasamigáveis sem maiores distúrbios até 1888 com a lei de aboliçãoda escravatura.c) A Inglaterra sempre considerou o Brasil um mercado consumidorimportante tendo, porém, suas relações comerciais ameaçadaspela Tarifa Alves Branco de 1844.d) Inglaterra, França e Espanha realizaram poucas tentativas deinvasão ao território brasileiro, principalmente por conta dadificuldade de penetração no continente, já dominado por fortes ebases militares dos bandeirantes.e) A pressão franco-britânica para o fim da escravidão no Brasil sedevia principalmente à conquista de mercado consumidorcomposto pelos grandes senhores que gastariam menos com aimportação da mão de obra no país.

Respostas

respondido por: maarigibson
3

A Inglaterra sempre manteve relações comerciais com o Brasil que eram extremamente mais benéficas para a Inglaterra do que para o Brasil.

Ainda, mantinham pressão pela abolição da escravidão para que conseguissem conquistar o amplo mercado de novos consumidores.

A alternativa correta é a E - A pressão franco-britânica para o fim da escravidão no Brasil se devia principalmente à conquista de mercado consumidor composto pelos grandes senhores que gastariam menos com a importação da mão de obra no país.

Perguntas similares