• Matéria: ENEM
  • Autor: kemillyfiorini4482
  • Perguntado 7 anos atrás

Durante o século XIX nos Estados Unidos havia uma atmosferacultural, na qual eram temas o Oeste e as aventuras do homembranco, comum. Os jornais traziam notícias do encontro do homemcom animais selvagens e índios desconhecidos; mas, por outrolado, estimulavam a ida dos homens da cidade para a fronteira,pois embora o perigo acompanhasse as trajetórias, aquela era aúnica oportunidade do homem comum adquirir a pequenapropriedade, tornando-se assim o self made man. Segundo essesromances, biografias e notícias de jornais, eram os homens queiam para o Oeste, os responsáveis pela formação da nação. Emoutras palavras eram os ‘verdadeiros norte-americanos’.(JUNQUEIRA, M. O Imaginário da Conquista do Oeste e as Representações sobre a AméricaLatina na revista Seleções do Reader’s Digest, VARIA HISTORIA, Belo Horizonte, no 23,Jul/00, p.97-108) Disponível em: < http://www.fafich.ufmg.br/varia/admin/pdfs/23p97.pdf>O trecho retirado do artigo de Mary Junqueira retoma umimportante aspecto da ideologia expansionista norte-americana doséculo XIX denominado:a) Doutrina do Destino Manifesto, que entendia o povo norteamericano como escolhido por Deus para expandir os territórios dopaís em direção ao Atlântico e, assim, levar o "progresso" às estasregiões longínquas.b) Doutrina Monroe que, com a máxima "A América para osamericanos", defendia a soberania dos americanos sobre a regiãodo continente americano e impedia qualquer interferência de umpaís europeu na região.c) Política do Big Stick, que consistiu no controle imperialista norte-americano sobre a região da América Central.d) Macarthismo, prática política que se caracteriza pelo sectarismo,notadamente anticomunista, inspirada no movimento dirigido pelosenador Joseph Raymond McCarthy.e) Doutrina do Destino Manifesto, que entendia o povo norteamericano como escolhido por Deus para expandir os territórios dopaís em direção ao Pacífico e, assim, levar o "progresso" às estasregiões longínquas.

Respostas

respondido por: brendaisis
9

Letra a.

O texto evidentemente apresenta os conceitos relacionados com a ideia de destino manifesto, onde segundo o mesmo, os norte-americanos eram os responsáveis por promover o comando do mundo, além de gerenciá-lo.

Ademais, sabe-se que essa ideia de controle de demais regiões teria sido garantida pela figura divina, onde Deus seria o responsável por garantir o expansionismo geopolítico norteamericano, sendo portanto, uma vontade divina.

Perguntas similares