(...) esta aparência de cansaço ilude. Nada é mais surpreendedordo que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organizaçãocombalida operam-se, em segundos, transmutações completas.Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe odesencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se.Assinale a frase que, retirada de Os sertões, sintetiza o trechocitado.a) "é o homem permanentemente fatigado"b) "o sertanejo é, antes de tudo, um forte"c) "a raça forte não destrói a fraca pelas armas, esmaga-a pelacivilização"d) "Reflete a preguiça invencível (...) em tudo"e) "a sua religião é como ele — mestiça"
Respostas
Letra b.
O trecho acima apresenta o sertanejo como um homem dotado de força, que mesmo diante de um cansaço que tome conta de seu ser, diante de uma necessidade, apresenta uma força inquestionável.
E isso pode ser observado na frase de Euclides da Cunha, em sua obra intitulada os sertões: "o sertanejo é, antes de tudo, um forte", fazendo referência às adversidades que enfrenta desde muito novo, o que o fez ser forte de tal maneira.
Resposta:
letra B
“O sertanejo é, antes de tudo, um forte."
Explicação:
O livro Os sertões consiste em um texto híbrido, meio termo entre a Literatura e a Sociologia. O texto é uma análise científica aplicada à sociedade brasileira. O autor, Euclides da Cunha, estudou as diferenças culturais e sociais entre os habitantes das regiões do litoral e do interior, enfatizando o vigor do sertanejo.