Um avião que parte de Tóquio, no Japão, às 18h20min de uma quarta-feira, aterrissa em São Francisco, costa oeste dos Estados Unidos da Amé- rica do Norte, às 10h50min do mesmo dia, após um tempo de voo de 9 horas e meia. Sobre essa situação, é correto afirmar que ela a) não é verdadeira, porque há uma diferença de 24 horas entre Tóquio e São Francisco. b) é possível, pois o avião atravessou a Linha In- ternacional de Data no sentido de oeste para leste. c) é verdadeira, e só foi possível porque tanto os Estados Unidos da América do Norte quanto o Japão estão localizados no Hemisfério Sul. d) é verdadeira, e só pode acontecer porque Tó- quio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Interna- cional de Data. e) não seria possível porque, ao passar pela Linha Internacional de Data, necessariamente os re- lógios devem ser adiantados ou atrasados em um dia, portanto o avião chegaria somente no dia seguinte a São Francisco.
Respostas
d) é verdadeira, e só pode acontecer porque Tóquio está localizada no hemisfério oriental e São Francisco está no hemisfério ocidental, e a rota utilizada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos, cruzando a Linha Internacional de Data.
É preciso considerar um avião que parte de Tóquio, no Japão para aterrissar em São Francisco, na costa oeste dos Estados Unidos da América.
Nesse contexto, temos que tal situação apresentada é verdadeira. Mas é preciso considerar que tal situação apenas pode ocorrer devido ao fato de Tóquio se localizar no hemisfério oriental e São Francisco se localizar no hemisfério ocidental.
Em que a rota usada pela aeronave é a de menor distância entre os aeroportos.
Bons estudos!
Resposta: Alternativa (E)
Explicação:
Eu coloquei na minha avaliação a letra D mas deu errado, quando a professora corrigiu a alternativa correta é a letra (E)
Tô colocando pra ninguém mais errar que nem eu. ESPERO TER AJUDADO♡