As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema: (...) Que importa que uns fale, mole descansado Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que os capixabas e paroaras escancarem as vo- gais? Que tem se o quinhentos réis meridional Vira cinco tostões do Rio por Norte? Junto formamos este assombro de misérias e gran- dezas, Brasil, nome de vegetal! ... (...) O texto poético ora produzido trata das diferenças brasileiras no âmbito: a) linguístico e econômico. b) étnico e religioso. c) racial e folclórico. d) histórico e geográfico. e) literário e popular.
Respostas
respondido por:
5
O gabarito é dado pela letra A.
linguístico - no que diz respeito às variações de fala (sotaques) e vocabulários usados no dia a dia das pessoas. No próprio texto, podemos perceber que o autor destaca o arranhamento da letra R que os cariocas fazem durante uma conversa.
econômico - no que diz respeito às condições econômicas das regiões brasileiras, que possuem muitas riquezas e também aspectos de miséria (por conta da má distribuição de renda).
Acredite em seu potencial!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás