A Nação é um retângulo de pano e uma música alegre. A Nação é um esforço insano com o qual um povo triste e pobre encobre seus enganos (IASI, Mauro) "Imperial ou imperialista? A nação é imperial, e não imperialista, quando sabe que o nacionalismo do país mais fraco é necessário." (Bresser Pereira) A ideia de nação, A) associa-se a nacionalismo que é esse sentimento de pertencimento a uma nação, justificando eticamente em nome dele, a atitude do cartaz português de preservação das características culturais do país. B) tem produzido questões étnicas e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta. C) enfocada no cartaz português, é uma atitude antiterrorista querendo impedir o crescimento do islamismo naquele país, pois para os portugueses um religioso islâmico é sempre um terrorista. D) segundo a frase de Bresser Pereira implica em necessariamente ter um território para chamar de país. E) em seu sentido político moderno, é uma comunidade de indivíduos vinculados social e economicamente, que reconhecem a existência de uma história comum, ainda que divirjam sobre aspectos desse passado.
Respostas
respondido por:
1
A alternativa A) é a correta.
O nacionalismo é basicamente um sentimento de pertencimento a uma nação, e o reconhecimento da sua historia e das características culturais do pais na tentativa de preservar essas características.
O nacionalismo é algo que gera alguns problema, como o preconceito, o fechamento de fronteiras e o desenvolvimento de medidas protecionistas que visam impedir a entrada de bens, serviços, capital ou pessoas que possam vir a deturpar a cultura de determinado país.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás