• Matéria: ENEM
  • Autor: dieguinhonovai3096
  • Perguntado 7 anos atrás

Em fins de 1548, D. João III criou o Governo Geral para a Colônia do Brasil. No regimento entregue a Tomé de Sousa, fidalgo escolhido para ser o primeiro governador, estavam detalhados os motivos e as intenções da decisão. A instalação do Governo Geral: A) levou a extinção do sistema de capitanias, visto que este e a governadoria eram incompatíveis; B) fortaleceu o sistema de capitanias, pois os governadores deveriam prestar auxílio militar e financeiro aos donatários, que, a partir de então, passaram a desfrutar de maior segurança; C) não alterou a base estrutural do sistema de capitanias, mudando apenas os donos das capitanias abandonadas, que foram vendidas a novos fidalgos; D) enfraqueceu o sistema de capitanias, pois, os poderes do Governador Geral açambarcavam aqueles que eram exercidos pelos donatários; E) permitiu uma maior presença da metrópole na Colônia, centralizando a administração, apesar de liberar os capitães donatários e colonos do pagamento dos impostos reais, como única saída para estimular a produção.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

D) enfraqueceu o sistema de capitanias, pois, os poderes do Governador Geral açambarcavam aqueles que eram exercidos pelos donatários;

A instalação do Governo Geral no Brasil tinha como principal objetivo unificar o território brasileiro, a partir de uma única unidade administrativa que deveria ser governada pelo governador-geral.

Diante disso, como principal consequência, observa-se o enfraquecimento do sistema de capitanias, que não era proveitoso e lucrativo à Coroa Portuguesa.

Perguntas similares