Respostas
Resposta:Os deuses primordiais da mitologia grega, também chamados de Protogonos ou Protogenos (em grego Πρωτόγονοι, Prôtógonoi, ou Πρωτόγενοι, Prôtógenoi, "nascidos primeiro", "primordiais") eram as divindades que nasceram em primeiro lugar, que surgiram no momento da criação, e cujas formas constituem a estrutura básica do universo.
Os antigos gregos dispunham de várias teogonias diferentes, e ainda que estas apresentassem algumas personagens comuns, é difícil elaborar uma lista única de divindades primordiais para a mitologia grega, pois essas divindades, assim como o papel de cada uma, varia de uma fonte para outra.
Para os Gregos, o início da criação era o Caos, e este gerou Érebo (a parte mais profunda dos infernos) e Nyx (a noite). Estes fizeram nascer Éter (o ar) e Hémera (o dia). Depois Gaia (terra) tornou-se a base em que todas as vidas têm a sua origem. Úrano (céu) casou-se com Gaia (terra). Todas as criaturas provêm desta união do céu e da terra
Cronos era um Titã, filho de Gaia e Urano. Cronos era casado com Réria (sua irmã), Cronos derrotou seu pai Urano e monopolizou o domínio da terra. Temia que um dos seus filhos também o derrotasse, por isso logo que eles nasciam Cronos devorava-os. Quando Réia dá a luz a Zeus, esconde-o numa caverna na ilha de Creta, para protegê-lo do pai.
Zeus já crescido obriga a Cronos a regurgitar seus irmãos, após a libertação dos seus irmãos, Zeus e seus irmãos começa uma batalha contra Cronos e os outros Titãs.
Zeus e seus irmãos assumem o domínio do mundo. A Deusa da Terra Gaia Tenta por duas vezes frustrar a ordem recém-estabelecida. Gaia então envia o mostro cuspidor de fogo, Tifon, diante de cuja visão (ele tem mais de cem cabeças de dragão) Os principais olímpicos se põem em fuga. Zeus, no entanto, o enfrenta com um raio e lança o monte Etna sobre o monstro.
O vencendo assegura então o seus domínio sobre o mundo. Poseidon recebe o poder sobre o mar, Hades se ocupa com o mundo subterrâneo e o próprio Zeus reclama o céu. A terra e o Olimpo (Casa dos Deuses) são compartilhados por eles. Como pai dos Deuses e dos humanos, Zeus ocupa daí por diante o lugar principal entre os Deuses olímpicos. Como senhor indisputado, ele reúne em si o mais alto poder físico e espiritual.
Explicação: