Respostas
Explicação:
A cinemática estuda o movimento dos corpos, indicando o deslocamento, a velocidade e a aceleração em cada instante. Porém, neste ramo da Física, não são consideradas a massa dos corpos nem as forças que são aplicadas sobre eles.
É possível, com base na cinemática, calcular a velocidade de um carro numa pista de corrida, saber quanto tempo falta para a chegada de um avião ao seu destino, identificar a aceleração média de um corredor durante um trajeto, entre outros exemplos.
A cinemática se divide em duas frentes: cinemática escalar e cinemática vetorial. A seguir, vamos conhecer as particularidades de cada uma.
A cinemática escalar é, geralmente, a primeira a ser aprendida, pois trata de movimentos que acontecem sem a necessidade de estimar a direção e o sentido. Em vista dessas condições, os cálculos se tornam mais simples.
Esse elemento indica a variação média do deslocamento em um certo intervalo de tempo (Δt). Por exemplo, se um cavalo começa a correr em ‘t1’ e só para em ‘t2’, o deslocamento do animal dividido pelo intervalo de tempo (t2 – t1) vai resultar na velocidade escalar média. Dessa forma, temos que:
vm = ΔS/Δt
Pelo SI, as unidades são:
vm: metro por segundo (m/s);
ΔS: metro (m);
Δt: segundo (s).
um exemplo:
Um atleta percorre 1.300 m em 210 segundos. Qual é a velocidade escalar média no trajeto?
Resolução:
O problema nos dá o deslocamento escalar e o intervalo de tempo. A partir disso, para a resolução, basta substituir os valores na fórmula e fazer o cálculo:
vm = ΔS/Δt
vm = 1300/210
vm = 6,2 m/s
Veja bem, isso não significa que, em toda a trajetória, o atleta correu nessa velocidade. Em determinados pontos, ele pode ter alcançado velocidade menor e, em outros, maior.
Resposta:
De acordo com oq o exercício está pedindo
Explicação:
Vc tem que analisar pra ver se o problema esta se tratando de um MU(Movimento Uniforme),ou de um MUV(Movimento Uniformemente variado),então vc utiliza as formulas da cinemática.
Uma dica é ir anotando todas as informações que o problema indica e ver qual das equações tem elas citadas.
As principais formulas da cinemática: