• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ne1922ssa
  • Perguntado 7 anos atrás

A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem formação completa para serem governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade. O processo deveria ser longo, porque Platão acreditava que o talento e o gênio só se revelam aos poucos.

A formação dos cidadãos começaria antes mesmo do nascimento, pelo planejamento eugênico da procriação. As crianças deveriam ser tiradas dos pais e enviadas para o campo, uma vez que Platão considerava corruptora a influência dos mais velhos. Até os 10 anos, a educação seria predominantemente física e constituída de brincadeiras e esporte. A idéia era criar uma reserva de saúde para toda a vida. Em seguida, começaria a etapa da educação musical (abrangendo música e poesia), para se aprender harmonia e ritmo, saberes que criariam uma propensão à justiça (...). Depois dos 16 anos, à música se somariam aos exercícios físicos, com o objetivo de equilibrar força muscular e aprimoramento do espírito.

Aos 20 anos, os jovens seriam submetidos a um teste para saber que carreira iriam abraçar. Os aprovados receberiam, então, mais dez anos de instrução e treinamento para o corpo, mente e caráter. No teste que se seguiria, os reprovados se encaminhariam para a carreira militar e os aprovados para a filosofia – neste caso, os objetivos dos estudos seriam pensar com clareza e governar com sabedoria. Aos 35 anos terminaria a preparação dos reis-filósofos. Mas ainda estavam previstos mais 15 anos de vida em sociedade, testando os conhecimentos entre os homens comuns e trabalhando para se sustentar. Somente os que fossem bem-sucedidos se tornariam governantes (...). (Fonte: FERRARI, Márcio. “Platão, o primeiro pedagogo”.

Sobre o paradigma de Filosofia da Educação de Platão, analise as alternativas abaixo:

I - A concepção seriada de educação de Platão influenciou a divisão das fases do processo de ensino em faixas etárias, composta por constantes testes probatórios, presente ainda na atualidade.

II - Para Platão, os mais velhos exerciam um importante papel no processo de educação, ensinando para as novas gerações as tradições e a moral atenienses.

III - O objetivo da Filosofia da Educação de Platão era formar militares capacitados para proteger Atenas nas constantes guerras contra Esparta.

IV - O processo de ensino proposto por Platão deveria ser longo, pois seria apenas com o tempo que o talento e o gênio de cada individualidade humana se revelaria, em um processo cuja duração seria por toda vida.

Estão corretas apenas as alternativas:

Grupo de escolhas da pergunta

II e III, apenas

I e IV, apenas

III e IV, apenas

I e III, apenas

II e IV, apenas

Respostas

respondido por: Matheusieti
7

Apenas I e IV.

Platão viveu por volta de 427-347 a.C. sendo um discípulo direto de Sócrates.

Ele foi um viajante e fundador e reitor da Academia e como preceptor, frequentando a escola de Crátilo como discípulo de heráclito. 

Por fim, vemos que Platão desenvolveu a Filosofia Idealística,sendo o primeiro a afirmar que além desse mundo físico onde vivemos, existe um outro mundo invisível, como o mundo das ideias.

Perguntas similares