• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ne1922ssa
  • Perguntado 7 anos atrás

Encontrar uma definição de classe social não é tarefa nada fácil, ainda mais quando o tema não gera uma definição consensual entre estudiosos das mais diferentes tradições políticas e intelectuais. Porém, uma coisa é certa: todos estão de acordo com o fato de as classes sociais serem grupos amplos, em que a exploração econômica, opressão política e dominação cultural resultam da desigualdade econômica, do privilégio político e da discriminação cultural, respectivamente.

Os principais conceitos de classe na tradição do pensamento social são: classe social e luta de classes de Karl Marx e estratificação social de Max Weber (...).

A concepção de organização social de Karl Marx e Friedrich Engels se baseia nas relações de produção. Nesse sentido, em toda sociedade, seja pré-capitalista ou capitalista, haverá sempre uma classe dominante, que direta ou indiretamente controla ou influencia o controle do Estado; e uma classe dominada, que reproduz a estrutura social ordenada pela classe dominante e assim perpetua a exploração.

Para Max Weber, a estratificação das classes sociais é estabelecida conforme a distribuição de determinados valores sociais (riqueza, prestígio, educação, etc.) numa sociedade. As classes sociais constituem uma forma de estratificação social, em que a diferenciação é feita a partir do agrupamento de indivíduos que apresentam características similares (...). Em se tratando de dominação de classe (...), as relações de classe são relações de poder, e o conceito de poder representa, de modo simples e sintético, a estruturação das desigualdades sociais (...).

Sobre os diferentes conceitos de classe social, analise as alternativas abaixo:

I - Apesar de conceberem diferentemente o conceito de classe social, Karl Marx e Max Weber tem em comum o fato de considerarem que as classes sociais são grupos amplos cujas relações são caracterizadas pela exploração resultante da desigualdade econômica, social e cultural entre elas.

II - A tradição do materialismo-histórico dialético de Karl Marx e Friedrich Engels concebem a classe social como resultante das relações de classe em uma estratificação social, no qual os recursos econômicos, culturais e políticos são distribuídos de forma desigual entre as diversas classes sociais.

III - Para Max Weber, as relações de classe são marcadas por grandes contradições resultantes da exploração do trabalho, em cujo cotidiano é perceptível a existência da luta de classes.

IV - Enquanto Marx e Engels partem do princípio de que a organização social é imposta pela classe dominante sobre a classe dominada, visando a perpetuação da exploração da primeira sobre a segunda, Weber concebe que é a partir das relações de poder em uma sociedade que se configura as desigualdades sociais.

Estão corretas apenas as alternativas:

Grupo de escolhas da pergunta

I e III, apenas

III e IV, apenas

I e IV, apenas

I e II, apenas

II e III, apenas

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
4

A alternativa correta é a   I e IV, apenas.

Classe social é a designação de um grupo, analisando aspectos economicos, que apresentam características semelhantes, também em aspectos comportamentais e de representação.

Dois conceitos que foram assumidos como principais conceitos são os de Marx e o de Weber que apresentam questões antagônicas.

Marx, em sua obra, apresenta uma crítica ácida as questões sociais criticando principakmente a divisão de classes sociais em sociedade.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares