Um dos problemas mais afligente do Brasil de hoje é sem sombras de dúvidas, a questão da segurança pública que deixa a desejar aos anseios da população, pois em todos os lugares a violência e a criminalidade crescem em proporções imensuráveis e de maneira incontrolável pelo poder público. Aos olhos do povo, parece ser a Polícia a única responsável pela segurança da sociedade, quando em verdade tem essa instituição somente a função mais árdua de todas, vez que atua na linha de frente em prevenção ao crime ou na garimpagem de criminosos e na execução das leis penais, a fim de torná-las efetivas ao exigir o cumprimento das regras sociais e solucionar os seus conflitos. Assim, durante muito tempo a problemática da segurança pública foi vista apenas como questão de ordem absoluta da Polícia, regida e orquestrada pelos governos estadual e federal, sem participação alguma de qualquer segmento da sociedade. Agora que a epidemia da insegurança se alastrou por todo o Brasil a própria sociedade se mostra preocupada com o problema e até já comunga com o preceito constitucional de que a segurança pública é responsabilidade de todos, e com isso já se formam movimentos diversos que objetivam maior interatividade com a Polícia para uma consequente união de forças de combate ao crime. As associações de moradores e os conselhos de segurança dos Estados, bem como, as diversas organizações não governamentais já se conscientizam e devem se fortalecer cada vez no sentido de ajudar a Polícia, na sua árdua missão de combater o mal e resgatar a ordem ferida." Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2018.
Respostas
Letra B.
Isso ocorre porque a Segurança Pública é um tema que pertence a todos os cidadãos e, dessa forma, desse ser trabalhada pelo Poder Público, Iniciativa Privada, agentes da sociedade civil organizada e grupos de pessoas nos bairros (como é o caso das associações).
Desse modo, é importante que haja a criação de uma rede de comunicação entre estes membros, de modo que as autoridades possam monitorar e tomar ações efetivas no combate à criminalidade.
Segue o restante da pergunta:
(...)
Conforme o entendimento do autor sobre o tema segurança pública, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Atualmente as associações de moradores, conselhos de segurança dos Estados e as organizações não governamentais se mostram alheias ao problema da segurança pública.
b. Após surgir uma epidemia da insegurança por todo o Brasil a sociedade passou a entender que a segurança pública é responsabilidade de todos.
c. O aumento da criminalidade não tem relação direta com a conscientização do povo sobre a segurança pública.
d. A violência vem crescendo, mas de forma controlada pelo Poder Público.
e. A segurança pública é um dos temas que menos importa para os brasileiros.
Mantenha-se focado em seus estudos!