segundo weber existem tres folrmas puras de dominacao que orientam as relacoes entre dominantes e dominados esses tres tipos sao ?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Weber
Três
tipos de dominação
Dominações tradicional, legal -racional e carismática
A aceitação às normas sociais e a obediência aos indivíduos, grupos ou Estado não pode depender de um uso excessivo de coerção ou constante ameaça. Embora esse problema da aceitação do poder seja uma das mais antigas questões da filosofia política desde a República de Platão e o conceito de animal político de Aristóteles, uma das mais compreensivas explicações veio da sociologia, proposta por Max Weber.
Para A dominação carismática é aquela fundada nas emoções. São os profetas, heróis e demagogos que inspiram a confiança em seus seguidores e guiam as massas. O caráter pessoal o faz legítimo para ser obedecido. A relação afetiva, o frenesi, o apelo individual que o bem-amado líder provoca conduz a dominação. Seus quadros são compostos por seguidores e a lealdade é um ponto crucial. Como é difícil manter esse estado de excitação social por tão longo tempo, ocorre a rotinização do carisma. O líder (ou seus sucessores) passa a ser aceito e legítimo pelo que fez (ou acredita-se que fez, conforme o imaginário popular) no passado (tradição) ou porque suas leis passaram a ditar as regras do sistema (racionalização burocrática). Foi o caso de Gengis Khan que moveu os mongóis e as populações da Ásia Central com seu carisma (e com força bruta, admito), mas seus sucessores da dinastia Yuan na China dependeram da legitimidade burocrática, enquanto no Império Mogol dependeram da tradição.