Reflexão acerca da obra de Edgar Morin “ Os sete saberes necessários à educação do futuro” 1. Diante da obra de Morin, cite quatro condições em conformidade com os “Sete Saberes necessários à Educação do Futuro”? 2. Na obra o autor propõe a reforma do pensamento do professor onde a prática pedagógica reflexiva e vivenciada, na qual tudo se liga a tudo e de que é urgente aprender a aprender, o professor adquirirá uma nova postura diante da realidade, necessária a uma prática pedagógica dialógica e libertadora. Destaque na perspectiva do autor duas afirmações que destacam e reforças a ideia supracitada. 3. No terceiro saber o autor direciona a pensar na condição humana. Explique a frase: "ensinar o ser humano: com razão e sensibilidade; razão e emoção", a partir da explicação neste ponto do texto. 4. “Antropo- ética” é um termo denominado pelo autor em que se ancora três elementos. Explique quais são esses elementos e em que se origina o termo do autor. 5. Defina diante das observações do autor o que é assumir que a educação do futuro deve ter como prioridade ensinar a "ética da compreensão planetária”.
Respostas
Respondendo cada item do enunciado em separado:
1. Associados aos saberes do futuro, segundo o autor, estão as condições de possuir uma mente limpa para aceitar dúvidas e incertezas, aceitar resultados contrários aos esperados, permitir pensamentos diferentes ao seu e por fim, aceitar as mudanças.
2. O autor afirma que dentre os papéis do professor estão ouvir o que o aluno tem a dizer, evitando a figura autoritária e tentar conectar os conteúdos.
3. "Ensinar o ser humano" é tentar tornar as pessoas mais empáticas umas com as outras.
4. Para o autor, a antropo-ética é uma ética puramente humana, que deve servir como base para ensinar as gerações do futuro.
5. Assumir a educação do futuro é mudar a maneira como ela está sendo conduzida nas gerações atuais.