1. Leia o texto e análise a imagem a seguir.
Vou falar hoje, neste bicentenário, da conjuração mineira, menos sobre as consequências desta prisão do que sobre as causas da chamada inconfidência mineira, designação de que francamente não gosto, e que não uso; a palavra inconfidência vem dos donos do poder e não da oposição. Vem da contra-revolução e não da revolução; e, enfim, o objeto das nossas comemorações é uma revolução frustrada, não uma repressão bem-sucedida. É bom que estejamos bem claros sobre isto. (MAXWELL, K. Conjuração mineira: novos aspectos. Estudos Avançados. v.3. n. 6. mai/ago, 1989, p. 14.)
Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos a respeito da inconfidência ou conjuração mineira, responda aos itens a seguir.
a) discorra sobre esse movimento denominado de inconfidência ou conjuração mineira, ocorrido em Minas Gerais, em 1789.
b) Análise a representação de tiradenres na pintura elaborada por Pedro Américo, após a proclamação da República no Brasil.
preciso de ajuda para responder essas questões, trabalhando dependência.
Respostas
Resposta:
a) A Inconfidência Mineira, influenciada pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, reuniu parte da população de Vila Rica em busca da contestação dos abusos coloniais (como a cobrança da derrama) e do desligamento do Brasil de Portugal, ou seja, buscava proclamar a Independência do Brasil. Além disso, os inconfidentes buscavam a proclamação de uma República, o livre comércio e a abertura de universidades no Brasil.
b) Pedro Américo pintou tal quadro durante a República, quando o governo brasileiro buscava forjar heróis nacionais que não tivessem ligação com Portugal. Tiradentes foi um dos escolhidos como “herói da Nação”. Daí a representação da sua morte ser dramatizada com contornos religiosos: Tiradentes assemelha-se a Jesus Cristo na pintura e o esquartejamento assemelha-se ao martírio crístico. Além disso, o corpo de Tiradentes forma o contorno do mapa do Brasil.