Explique como a primeira guerra mundial (1914-1918) influenciou o processo de industrialização brasileiro.
Respostas
Resposta:
pelas seguintes consequências
Explicação:
Após o tratado de Versalhes, os EUA financiaram boa parte da reconstrução da Europa ao longo dos anos 20, nesse mesmo período o Brasil pedia empréstimos ao FMI para a industrialização a fim de fortificar a economia, mas foi só com o Estado novo que Getúlio Vargas conseguiu avançar com a industrialização. Vale lembrar que no período da segunda guerra, o Brasil era neutro porém consentia em fornecer bases para EUA em troca de equipamentos e tecnologia para a industrialização.
Resposta:
Após a primeira guerra mundial, os latifundiários brasileiros aproveitaram para investir no capital estrangeiro, o Brasil passou a exportar matéria prima como café, cacau e açúcar. Desse modo o capital do país foi aumentando, assim as grandes indústrias aproveitaram para investir no país se instalando no local para produzir, já que o país, até então não era industrializado, a mão de obra seria barata e haveria mercado consumidor.
Explicação:
Com a Guerra dificultam-se as importações de produtos, incentivando-se o surgimento de novos ramos industriais. Por ser este um processo de transformação das estruturas de certas zonas geográficas é um processo lento. Esta expansão de produtos é liderada pelas regiões Sul e Leste, por serem ricas e variadas climaticamente.Os elementos da acumulação capitalista são a aplicação de pequeno capital e o baixo salário, que acrescia, além dos lucros normais, pela inflação e pela aplicação de parte dos lucros do café, devido à proibição de novos plantiosDepois de 1914 surgem as grandes indústrias e uma concentração operária. Dá seus primeiros passos a indústria pesada e vai ocupar parcialmente um mercado que demanda uma auto-suficiência, somente alcançada no período da Segunda Guerra, em Volta Redonda. Paradoxalmente, desenvolvem-se as indústrias subsidiarias estrangeiras de petróleo e derivados, químicos e farmacêuticos, que conjuntamente aos trustes estrangeiros, crescem acompanhando as necessidades do país.