[O livro] Blockbusters tem sido descrito como uma resposta à teoria exposta por Chris Anderson [no livro] A Cauda Longa (...). O que a senhora diz sobre isso? O livro de Anderson faz diagnósticos importantes. Por exemplo, ele diz que, por causa da tecnologia, você tem muito mais opções de produtos on-line do que em uma loja normal – a Amazon tem muito mais livros que uma livraria de rua. Mas Anderson erra ao acreditar que o investimento deva ser centrado em produtos de nicho. Os dados mostram o contrário: quanto mais produtos você tem, mais concentrado é o seu negócio. É o que acontece com o mercado de música digital e que se repete em várias outras áreas (...). Entretanto, A Cauda Longa tem sua validade ao inspirar produtores de conteúdo a colocar sua obra na web e lucrar, colocando pressão sobre as grandes empresas. (Bruno Capelas. "Sucesso é para poucos na era da internet". O Estado de S. Paulo, 17/3/2014, p. B13.) Na entrevista concedida a Bruno Capelas, a professora de Harvard Anita Elberse põe em foco a oposição entre a indústria de blockbusters, voltada para produtos de alta vendagem, e a indústria de nicho, voltada para produtos de público restrito. Apesar de ser partidária do primeiro grupo, a estudiosa vê como característica positiva do segundo bloco o fato de este utilizar a rede mundial de computadores para a) mostrar-se como caminho a ser seguido pela indústria de entretenimento. b) expandir a lógica mercadológica da confecção de sucessos de vendas. c) fazer o público atender aos interesses econômicos das grandes empresas. d) possibilitar a distribuição de uma maior variedade de produtos culturais. e) transformar em sucesso trabalhos antes dotados de alcance de venda restrito.
Respostas
respondido por:
1
d) possibilitar a distribuição de uma maior variedade de produtos culturais.
Verifica-se que a autora acima é a favor da disseminação de uma maior variedade de produtos culturais, através da rede mundial de computadores, no sentido de expandir o acesso ao conhecimento dos interessados.
A partir disso, é possível tornar a sociedade mais consciente e questionadora, no sentido de proporcionar o acesso a livros de qualidade.
Perguntas similares
5 anos atrás
9 anos atrás