Texto para as questões de 25 a 27. Neste mundo é mais rico o que mais rapa: Quem mais limpo se faz tem mais carepa: Com sua língua ao nobre o vil decepa: O velhaco maior sempre tem capa. (Gregório de Matos) Levando-se em consideração que, em sua produção, Gregório de Matos dedicou-se também à sátira irreverente, pode-se afirmar que os versos são marcados a) pelo sentimentalismo, fruto da sintonia do eu lírico com a sociedade. b) pela indiferença, decorrente da omissão do eu lírico com a sociedade. c) pelo negativismo, pois o eu lírico condena a sociedade pelo viés da religião. d) pela indignação, advinda de um ideal moralizante expresso pelo eu lírico. e) pela ironia, já que o eu lírico supõe que todas as pessoas são desonestas.
Respostas
respondido por:
31
Pode-se afirmar que os versos são marcados:
d) pela indignação, advinda de um ideal moralizante expresso pelo eu lírico
> O eu lírico se mostra indignado com a desonestidade, hipocrisia e maldade de algumas pessoas, mas não considera que todas sejam assim, como comprova o termo "nobre", em oposição a "vil".
O poema satírico de Gregório de Matos é marcado por um ideal moralizante do eu lírico, visto que ele condena a hipocrisia e as falsas aparências. A sua intenção é criticar e tentar corrigir esses maus costumes.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás