A falta de espaço para brincar é um problema muito comum nos grandes centros urbanos. Diversas brincadei- ras de rua tal como o pular corda, o pique pega e outros têm desaparecido do cotidiano das crianças. As brincadeiras são importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, pois desenvolvem tanto habilidades perceptivo-motoras quanto habilidades sociais. Considerando a brincadeira e o jogo como um importante instrumento de interação social, pois por meio deles a criança aprende sobre si, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, entende-se que A) o jogo possibilita a participação de crianças de diferentes idades e níveis de habilidade motora. B) o jogo desenvolve habilidades competitivas centradas na busca da excelência na execução de atividades do cotidiano. C) o jogo gera um espaço para vivenciar situações de exclusão que serão negativas para a aprendizagem social. D) através do jogo é possível entender que as regras são construídas socialmente e que não podemos modifi- cá-las. E ) no jogo, a participação está sempre vinculada à necessidade de aprender um conteúdo novo e de desen- volver habilidades motoras especializadas.
Respostas
respondido por:
3
Letra A.
Porque o jogo permite a criação de laços sociais (amizades) e desenvolvimento das habilidades motoras e psicomotoras das crianças.
Nessa realidade, o jogo permite que crianças extrovertidas e introvertidas exponham todas as suas habilidades e, dessa forma, possam ter benefícios com relação à coordenação motora.
Por fim, vale destacar que os jogos - dama, quebra-cabeça, xadrez, futebol, vôlei, dentre outros - podem ser praticados dentro e fora do ambiente escolar.
Mantenha-se firme na luta!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás