No Brasil, existem aproximadamente 27 000 postos de gaso- lina. No ano de 1995, o consumo de álcool, gasolina e diesel no País foi de 33, 38 e 82 milhões de litros/dia, respectivamente (2). As preocupações relacionadas ao potencial de contaminação de águas subterrâneas por derramamento de combustíveis vêm cres- cendo em São Paulo, e em diversas outras cidades do País, como Curitiba, que já possui legislação sobre o tema, e em Joinville (SC), onde a Prefeitura local, realizou estudos com os 65 postos da cidade e constatou que somente um não continha nenhum pro- blema de contaminação do lençol freático (3). Como na década de 70 houve um grande aumento do número de postos de gasolina no País, é de se supor que a vida útil dos tanques de armazena- mento, que é de aproximadamente 25 anos, esteja próxima do final, o que conseqüentemente, pode aumentar a ocorrência de vazamentos em todos os outros postos do País. Em um derrama- mento de gasolina, uma das principais preocupações é a conta- minação de aqüíferos usados como fonte de abastecimento de água para consumo humano. Por ser a gasolina derramada muito pouco solúvel em água contendo mais de uma centena de compo- nentes, inicialmente, estará presente no subsolo como líquido de fase não-aquosa (NAPL). Em contato com a água subterrânea a gasolina se dissolverá parcialmente. Os hidrocarbonetos monoa- romáticos, benzeno, tolueno, etilbenzeno e os três xilenos orto, meta e para, chamados compostos BTEX, são os constituintes da gasolina que têm maior solubilidade em água e, portanto, são os contaminantes que primeiro irão atingir o lençol freático (4). Estes contaminantes são considerados substâncias perigosas por serem depressantes do sistema nervoso central e por causarem leucemia em exposições crônicas. Dentre os BTEX, o benzeno é considerado o mais tóxico com padrão de potabilidade de , segundo as normas do Ministério da Saúde. Questão 27 A gasolina é uma mistura de vários hidrocarbonetos; o álcool etílico absoluto é uma substância pura. Quais afir- mações acerca dos líquidos são corretas? a) Gasolina: tem ponto de ebulição característico. Alcool etílico absoluto: tem ponto de ebulição característico. b) Gasolina: há uma relação constante entre as massas de seus componentes. Alcool etílico absoluto: a rela- ção entre as massas dos seus componentes químicos é variável. c) Gasolina: apresenta densidade característica. Alcool etíli- co absoluto: apresenta densidade característica. d) Gasolina: não pode ser representada por fórmula molar. Alcool etílico absoluto: pode ser representado por fórmu- la molecular. e) Gasolina: a massa molar é maior que 18. álcool etílico absoluto: a massa molar é menor que 18.
Respostas
respondido por:
2
d) Gasolina: não pode ser representada por fórmula molar. Álcool etílico absoluto: pode ser representado por fórmula molecular.
Atualmente no Brasil, existem quase 30 mil postos de gasolina. De forma que também existem grandes preocupações referentes ao potencial de contaminação de águas subterrâneas devido ao derramamento de combustíveis.
A gasolina consiste em uma mistura de diversos hidrocarbonetos apresentando uma massa molar menor que 18 e o álcool etílico absoluto compreende uma substância pura apresentando uma massa molar maior que 18.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás