• Matéria: ENEM
  • Autor: bessaclaudia1665
  • Perguntado 7 anos atrás

Com o apoio do texto a seguir responda as questões de no 3 e 4 Olha aqui, seu moço, [...] os índios tratam de suas questões com muita 2 seriedade; [...] o nosso povo é guerreiro por natureza, nossos guerreiros podem acordar a qualquer momento. O homem branco não engana mais o índio, houve 4 um dia e, que baixamos nossas armas e de forma educada os recebemos em nossa casa e fomos apunhalados; enquanto o índio olhava para a cruz dos 6 cristãos, a espada nos atravessava o coração; [...] Sobre a narrativa contida entre as linhas 3 e 6 é possível inferir, adequadamente, que: a) a conquista européia sobre a América indígena foi fruto de um entendimento diplomático entre os nativos e os primeiros colonizadores. b) a conquista européia articulou, simultaneamente, a domi- nação cultural e a supremacia tecnológica. c) a expressão conquista é nitidamente tendenciosa, satisfa- zendo apenas a visão vitoriosa dos nativos. d) o conceito de conquista obedece uma perspectiva euro- cêntrica, vitimando espanhóis e portugueses no episódio dos Grandes Descobrimentos. e) a Igreja exerceu um papel conciliador garantindo, a des- peito das pressões colonizadoras, o bem-estar dos nativos.

Respostas

respondido por: jalves26
0

Sobre a narrativa contida entre as linhas 3 e 6 é possível inferir, adequadamente, que:

a) a conquista européia sobre a América indígena foi fruto de um entendimento diplomático entre os nativos e os primeiros colonizadores.

> No início, as relações entre indígenas e colonizadores era amistosa, mas depois houve muita luta entre eles e muitos indígenas foram dizimados, como comprova a seguinte frase: "houve 4 um dia e, que baixamos nossas armas e de forma educada os recebemos em nossa casa e fomos apunhalados".

Mesmo com o esforço da Igreja Católica, muitos indígenas foram perseguidos e assassinados, como o seguinte trecho comprova: "enquanto o índio olhava para a cruz dos cristãos, a espada nos atravessava o coração".

Perguntas similares