O mundo evoluiu tanto na época contemporânea, que saltam aos olhos o progresso e o desenvolvimento tecnológico. Mas, por que então surgem as guerras? Por exemplo, o que levou o mundo a deflagrar a I Guerra Mundial, com tantos avanços já alcançados? Analisando a I Guerra Mundial (1914-1918), podemos considerar como CORRETO: (A) O que causou a I Guerra Mundial foi ambição dos países europeus pela dominação dos continentes subdesenvolvidos, mas repletos de riquezas naturais e mão de obra barata, gerando o que se chamou de choque de imperialismos. (B) Os Estados Unidos, eternos concorrentes da Inglaterra, brigavam por mercados consumidores. (C) A principal causa da I Guerra foi a disputa econômica entre os países socialistas e (D) Na I Guerra Mundial foi confirmada a vitória do capitalismo sobre o socialismo. (E) A I Guerra Mundial foi causada pela ambição do Nazifascismo.
Respostas
A alternativa A é a correta.
A Primeira Guerra Mundial foi essencialmente causada por desavenças imperialistas no contexto neocolonialista, especialmente sobre os continentes africano e asiático, além da disputa capitalista entre países envolvidos, como a Grã-Bretanha e a Alemanha, e também por revanchismo territorial, que envolveu a França e a Alemanha, no contexto em que a França quis reaver o território da Alsácia-Lorena, o qual havia sido perdido para a Alemanha na Guerra Franco-Prussiana, no século XIX
Letra a.
Pode-se evidenciar certamente o imperialismo dos países europeus como determinante fator para a ocorrência de conflitos ao redor mundo. Isso porque esses desejos abrangentes de dominação e obtenção de riquezas foram essenciais para a existência de disputas entre nações.
Ademais, a Primeira Grande Guerra pode ser portanto apresentada, como conflito originado pelo desejo de poder entre nações imperialistas.