1- O que é a variedade agrícola mencionada no texto? Com qual objetivo ela foi desenvolvida?
2- Comente os principais riscos socioambientais do cultivo de transgênicos em larga escola
3- Como se classificam as atividades industriais representadas pelas fotografias?
4-Comente as implicações econômicas e sociais das atividades industriais realizadas pelas grandes empresas transnacionais presentes em países subdesenvolvidos e emergentes
Respostas
Resposta:
maioria dos agricultores africanos será capaz de encontrar variedades de safras locais mais resistentes ao calor em seus países ou em outras nações do continente, o que propiciará um primeiro passo fácil na adaptação à mudança do clima, de acordo com uma nova pesquisa. Um estudo publicado pela revista Global Environmental Change constatou que, até 2050, a maioria dos países africanos experimentará temperaturas jamais registradas anteriormente, em pelo menos metade de suas áreas de cultivo agrícola.
Resposta:
Explicação:
O cultivo de plantas transgênicas, em larga escala, poderá provocar a disseminação de transgenes, cujos efeitos, particularmente sobre os componentes da biodiversidade, são difíceis de estimar e, pior, irreversíveis. A ameaça à biodiversidade, como conseqüência da liberação desses organismos no meio ambiente, decorre das propriedades específicas de cada transgene. A inserção de uma variedade transgênica em uma comunidade de plantas pode proporcionar vários efeitos indesejáveis, como a alteração na dinâmica populacional ou a própria eliminação de espécies não domesticadas; a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos; a geração de super plantas daninhas ou super pragas; a poluição genética; a erosão da diversidade genética e a interrupção da reciclagem de nutrientes e energia, entre outros.