O Carvão é um combustível amplamente usado na indústria, principalmente siderúrgica, cuja composição quase que exclusiva é de Carbono (C) sendo obtido por mineração, quando é o carvão mineral oriundo de processos geológicos, ou do processo de carbonização de madeira, normalmente Pinho ou Eucalipto. Sobre os tipos de carvão, temos que:
Respostas
Estao faltando as alternativas dessa questao, mas vou colocar um resumo dos carvoes para te ajudar a responder a questao:
Existem quatro tipos principais de carvão:
Carvão mineral ou natural:
Esse carvão é produto da fossilização ao longo de milhares ou milhões de anos da madeira. Vegetais soterrados sofrem a ação de micro-organismos, da temperatura e da pressão, ao longo desse tempo, e vão secando, e perdendo oxigênio, nitrogênio, entre outros componentes, ficando cada vez mais ricos em carbono, que é o que forma o carvão.
De acordo com a porcentagem de carbono, podem ser formados quatro tipos de carvões minerais.
Carvão vegetal:
Esse tipo de carvão é obtido por meio da destilação seca da madeira. Essa destilação dá origem a três frações, sendo uma das fracoes, a solida, é o carvão vegetal.
O carvão vegetal é um bom combustível porque, além de ser barato e abundante, pode ser renovavel tambem, diferentemente do carvao mineral.
Carvão animal:
É obtido por meio da calcinação ou destilação seca de ossos de animais.
Podemos citar algumas de suas utilizações que são:
Recuperação de solventes industriais;
Como pigmentos negros;
Remoção de flúor e metais pesados na água;
Negro de fumo (fuligem):
É um carvão em pó, dividido de forma muito fina, mais conhecido como fuligem, e é obtido em combustões incompletas de metano e acetileno.
Resposta:
B
Explicação:
O carvão vegetal tem em sua obtenção um valor positivo no crédito de carbono.