alguem pode fazer um resumo critico-dissertativo sobre o filme hidalgo uma historia jamais contada?
Respostas
Explicação:
a história de um "pai da Pátria" mais "humano", um homem religioso que confrontou na prática os valores estabelecidos pelo clero de seu tempo, um professor que gostava de:
- jogos de azar,
- de comida,
- álcool (e, sobretudo, tequila),
- mulheres,
- Teatro,
- dos touros, etc.
Nesse sentido, o filme muda a maneira como percebemos Hidalgo. "Humanize" a figura daquele velho sacerdote, sábio, mártir, que supostamente desistiu de todo o seu poder, dando-o aos "índios" e aos pobres; aquele independentista que se apresenta para nós como além de qualquer homem, isto é, sem paixões negativas, "desumanizado"; aquele crioulo que só perseguiu os mais altos ideais da nação. Em outras palavras, este filme desmistifica um rosto de Hidalgo.
Nesse ponto, percebemos uma coisa interessante: o filme apresenta um Hidalgo mais humano, sim, mas a narrativa ainda é mantida segundo a qual ele é um grande "herói", um ídolo que só procurava tirar o máximo proveito altos valores de liberdade para o México.
Este filme não tem a intenção de contar mentiras sobre o padre, e sim sobre desmascarar e apresentar a verdade sem sensura deste filme que pretende ser expantoso e verdadeiro de ambos os lados.