08. (UEL-PR) Considere o alcano com o menor número de átomos de carbono apresentando um
radical etil ligado à cadeia carbônica principal. Qual o número total de átomos de carbono na
molécula do hidrocarboneto?
c) 8
a) 6
b) 7
d) 9
e) 10
Respostas
O numero total de atomos de carbono na molecula do hidrocarboneto e A) 6 carbonos.
O alcano mais simples que conhecemos é o metano, de formula CH₄; mas, não faz sentido falar em um metano ramificado, ja que ao se adicionar qualquer radical ao carbono da cadeia, ele se torna parte da cadeia principal.
O mesmo acontece com etano. Passemos então ao propano, que possui três carbonos na sua cadeia principal. E possivel que ele receba ramificacoes, mas devem ser no carbono central, o que torna uma ramificacao e nao um carbono de cadeia principal mais longa.
Mas se a ramificacao for o etil, ou qualquer uma maior que o metil, estamos formando uma cadeia carbonica maior com radicais metis. Apos esses testes, chegamos ao hidrocarboneto que torna possivel a resolucao do problema, o butano, ja que podemos adicionar o radical etil sem que o mesmo passe a fazer parte da cadeia principal.
Portanto temos que o butano (4 carbonos) mais o radical etil (2 carbonos), entao a resposta sao 6 carbonos na molecula.
Resposta:
A resposta certa é B) 7.
Explicação:
O menor alcano em que se pode adicionar um etil sem que esse se torne parte da cadeia carbônica principal é o pentano. Adiciona-se o etil no terceiro carbono do pentano. O número de carbonos total na molécula é 7.
CH3 - CH2 - CH - CH2- CH3
CH2
CH3