• Matéria: ENEM
  • Autor: nataelly8504
  • Perguntado 7 anos atrás

Sapo amazônico espirra veneno Basta se ver ameaçado que o Rhaebo guttatus lança seu fel Sim, sapos espirram veneno. Quando os estudantes dos cursos do Instituto Butantan perguntavam, a bióloga Marta Antoniazzi sempre dizia que não, mas agora terá de concor- dar. Ela própria ajudou a estudar o Rhaebo guttatus, um sapo da Amazônia, o primeiro anfíbio, ao menos no Brasil, que lança o veneno amarelado das glândulas do alto das costas quando se sente ameaçado por um possível agressor, ainda que seja apenas um biólogo. "Nunca antes tínhamos visto esse tipo de comportamen- to", diz Marta. "É só chegar perto que ele lança veneno". O mais interessante, ela acrescenta, é que essa espécie de sapo da Amazônia "parece ter controle dos jatos de veneno". 45. Sobre a palavra em destaque no trecho "É só chegar perto que ele lança veneno", pode-se afi rmar que A) não afeta o signifi cado da frase, pois é utilizada apenas como marcador de ênfase. B) apenas assumiria a forma plural "sós" se estivesse posta depois do verbo "chegar". C) reforça a afi rmação de que basta a aproximação de um suposto agressor para o sapo lançar seu veneno. D) manteria o seu signifi cado original em outras posições na frase, por exemplo, anteposta ao pronome "ele". E) funciona como advérbio de modo, já que está associada ao verbo e expressa a maneira como o possível agressor se aproximaria do sapo. (FIORAVANTI, Carlos. "Sapo amazônico espirra veneno". Pesquisa Fapesp Online, 18/01/2012)

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Letra c.

O "só", que compreende o termo em destaque diante do apresentado, compreende o que podemos entender como termo essencial para que a afirmação seja reforçada, permitindo assim a ênfase à ideia apresentada.

É por intermédio do mesmo que o entendimento de uma simples aproximação já representa, para o animal, motivo de realizar o lançamento de um veneno, apresentando assim o elevado grau de periculosidade do mesmo.

Perguntas similares