O fósforo é parte do material genético constituinte das moléculas de DNA e RNA e componente dos ossos e dentes. Assim como o nitrogênio, o fósforo é um elemento limitante, controlando a abundância dos organismos, e essa propriedade explica sua aplicação em fertilizantes químicos, ricos em fosfato. Durante a estação chuvosa, a água de uma lagoa próxima a uma área agrícola tratada com fertilizante rico em fosfato apresentou mau cheiro e gosto desagradável, e, depois de uma chuva mais forte, a situação agravou-se, ocorrendo morte generalizada de peixes. Atribui-se a causa desses acidentes à elevada concentração de fosfato na água da lagoa, porque essa condição a) cobre a superfície da água e impede a penetração da energia solar e a oxigenação da água. b) possibilita reações do fosfato com metais pesados, formando sais solúveis em água que alteram o sabor e o odor da água. c) facilita a formação de grandes depósitos de fosfato solúvel no fundo da lagoa, que aumenta a temperatura da água. d) acelera a ação oxidativa do fosfato sobre as rochas das margens, formando óxidos voláteis que desprendem mau cheiro característico. e) produz matéria orgânica cuja biodegradação consome todo o oxigênio disponível ou produz toxinas letais para os peixes.
Respostas
respondido por:
0
e) produz matéria orgânica cuja biodegradação consome todo o oxigênio disponível ou produz toxinas letais para os peixes.
O aumento das moléculas de fosfato é compreendida como uma consequência terrível para os seres vivos que vivem nos ambientes marinhos, uma vez que a concentração de matéria orgânica tende a aumentar exponencialmente.
A partir deste aumento, a concentração de O2 é reduzida, levando a morte dos peixes.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás