Na primeira carta disse a V. Reverência a gran- de perseguição que padecem os índios, pela cobiça dos por- tugueses em os cativarem. Nada há de dizer de novo, senão que ainda continua a mesma cobiça e perseguição, a qual cresceu ainda mais. No ano de 1649 partiram moradores de São Paulo para o sertão, em demanda de nação de índios distantes daquela capitania muitas léguas pela terra adentro, com a intenção de os arrancarem de suas terras e os trazerem às de São Paulo, e aí se servirem deles como costumam. (Pe. Antônio Vieira, Carta ao Padre Provincial, 1653, Maranhão) Este documento do Padre Vieira revela A) que tanto o Padre Vieira como os demais jesuítas eram contrários à escravização dos indígenas e dos africanos, posição que provocou confl itos constantes com o governo português. B) um dos momentos cruciais da crise entre o governo por- tuguês e a Companhia de Jesus, que culminou com a ex- pulsão dos jesuítas do território brasileiro. C) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indíge- nas, e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes. D) um episódio isolado da ação do Padre Vieira na luta contra a escravização indígena no estado do Maranhão, o qual se utilizava da ação dos bandeirantes para caçar os nativos. E) que os padres jesuítas, em oposição à ação dos colonos paulistas, contavam com o apoio do governo português na luta contra a escravização indígena.
Respostas
respondido por:
8
C) que o ponto fundamental dos confrontos entre os padres jesuítas e os colonos referia-se à escravização dos indígenas, e, em especial, à forma de atuar dos bandeirantes.
O relato acima do Padre Antônio Vieira está relacionado a forma de atuar dos colonos em relação a Companhia de Jesus, no sentido de que os primeiros buscavam tornar efetiva a escravidão.
Diante disso, o padre claramente é contra a estas atitudes, de uma forma geral.
respondido por:
4
Resposta: Item C de casa!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás